top of page

O Poder Terapêutico da Arte no Contexto do Isolamento Social

Atualizado: 30 de ago. de 2020

"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada

um. É a liberdade de expressão; é sensibilidade, criatividade, é vida" (Jung, 1920).

Desde o principio da humanidade, a arte esteve presente, representada por pinturas em cavernas, onde o homem que ainda não tinha domínio completo da linguagem e da escrita pode deixar seus registros, apresentando assim sua importância no processo de desenvolvimento psíquico, social e cultural da humanidade. Através da arte o homem foi capaz de ter uma comunicação, e ela se tornou uma ferramenta de transmissão de informação significante para a sobrevivência.


A arte é uma energia poderosa que carrega múltiplos significados. A vinculação com ela acontece dentro do nosso ser e através dela somos capazes de acessar nossas emoções inconscientes.


O isolamento social traz diversas conseqüências para o individuo, desde situações econômicas até comprometimentos emocionais; com isto neste período de restrição e ócio pode-se observar comprometimentos emocionais e sintomas ansiosos; porém as pessoas reagem e sentem a situação de forma diferente. Algumas se sentirão sobrecarregadas, confusas, desorientadas, amedrontadas, ansiosas, etc.


Uma medida favorável em momentos como este que estamos passando é a capacidade de conhecimento de si próprio. E uma ferramenta maravilhosa para tal é a arte, com seu poder terapêutico de autoconhecimento e de trabalhar diversas áreas e habilidades físicas, motoras e emocionais. A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo e imaginativo. É uma forma de expressar os sentimentos, traduzir experiências, além de ser um veículo de comunicação.


Atividades lúdicas, utilizando técnicas artísticas como desenhos, pinturas, recortes e materiais como papel, tinta, lápis de cor, massa de modelar, argila entre outros, favorece tanto crianças como adultos, despertando a criatividade e beneficiando funções cognitivas (atenção, linguagem, percepção, psicomotricidade). Além de sair da ociosidade e ser uma ótima oportunidade de interação entre pais, filhos, amigos, possibilitando a relação e os laços familiares que muitas vezes é prejudicado com a inserção das novas tecnologias e redes de comunicação.


Uma ótima opção de trabalho artístico é a utilização de recicláveis, que podem ser utilizados com o intuito terapêutico e também de conscientização da valorização do meio ambiente; onde o “lixo” vai dar lugar à transformação. Além do mais essa atividade torna-se uma fonte de renda sustentável, atraindo cada vez mais adeptos.


Em face do que foi relatado, acredito que a arte mostra seu papel físico, emocional e social, permitindo assim que as pessoas passem por momentos de tribulações de maneira mais leve. A atividade artística também proporciona a aproximação entre as pessoas dentro dos seus lares, mesmo diante do atual contexto de distanciamento social.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page