O VINHO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
- Dra. Valdelene Andrade
- 15 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Há relatos muito antigos sobre os benefícios que o vinho traz para a saúde humana. Na Bíblia são muitas as passagens que relacionam a bebida com alegria como no relato das Bodas de Caná, onde Jesus realizou seu primeiro milagre. Sua mãe percebeu que acabara o vinho e muitos convidados ainda estavam presentes; o que seria uma vergonha para os noivos. Ao Seu pedido, Ele transforma água em vinho (Jo 2, 1-11).

De acordo com as interpretações que se faz dessa passagem, a falta do vinho nas bodas significa o tédio, a falta de interesse entre os cônjuges. Algo que pode vir a fazer ruir o matrimônio. Encher as talhas de vinho, como ocorreu na passagem das Bodas de Caná, significa restituir a alegria. Sabemos quão importante é a alegria para a saúde das pessoas.
Também na Bíblia, o uso do vinho, assim como do azeite é mencionado como remédio para as feridas. Um exemplo disso encontramos na passagem do Bom Samaritano, descrita em Lucas 10, 25-37. Naquela época a bebida era empregada para desinfetar e até anestesiar a dor de ferimentos no corpo.
Segundo alguns especialistas, os polifenóis presentes no vinho, especialmente os tintos, seriam os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais. Um destes polifenóis é o resveratrol.
Além da ação antioxidante, os vinhos melhoram a circulação cerebral, como fazem com a circulação coronária. O consumo moderado da bebida pode reduzir a incidência da depressão.
O cardiologista José Carlos Torres Dias Ferreira escreveu um artigo para a Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba enumerando as propriedades dessa bebida tão apreciada por diversas civilizações, desde a Antiguidade.
O médico explica que o resveratrol presente na uva bloqueia a oxidação do colesterol, diminuindo sua fração ruim para a saúde das coronárias; o conhecido colesterol LDL e em contrapartida, aumentaria o chamado colesterol bom ou HDL. Além do que, segundo ele, a casca da uva é rica em um grupo de substâncias chamadas de saponinas. Estas diminuiriam a absorção do colesterol pelas células do nosso organismo.
Por estes e outros motivos, boa parte dos cientistas afirmam que se for escolher uma bebida, prefira o vinho tinto. Chamo a atenção, porém de que o álcool deve ser ingerido com moderação, em situações propícias e por quem pode fazer uso de bebida. Não podemos esquecer que existem pessoas propensas ao alcoolismo e que, portanto, não devem beber nunca. E ainda lembramos que o abuso de bebida alcóolica pode causar doenças cardíacas e até mesmo no fígado e no pâncreas. Assim como o cigarro, o álcool também pode favorecer o aparecimento de vários tipos de câncer, quando ingerido em excesso.
Portanto, vale o lembrete: “beba com moderação” e se “for beber, não dirija”. E acima de tudo, “Viva a vida!”

Comentários