top of page

Noites mal dormidas afetam o coração?

Você sabia que quando você dorme mal, acorda indisposto, muitas vezes com dores e às vezes mais cansado do que quando se deitou.


O que muita gente não sabe é que noites mal dormidas também afetam o seu coração.

Recentemente pesquisadores de Harvard publicaram um estudo que correlaciona “sono insuficiente” com células inflamatórias que formam placas de gordura nas artérias do coração. Essas placas são as que provocam o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).


De cada três adultos, um dorme menos do que deveria (menos que 6 horas). Alguns porque possuem distúrbios do sono, outros por opção, outros por influência externa (trabalho, filhos).


Existem formas de melhorar a qualidade do sono e vou listar aqui algumas delas:


1 - Dê prioridade ao seu sono. Não encare como perda de tempo. A hora de dormir é sagrada. Não comece a ver o episódio de uma série nessa hora por exemplo.


2 - Evite contato com dispositivos eletrônicos pelo menos 1 hora antes da hora do sono. Principalmente as redes sociais hiper excitam e prejudicam o sono.


3 - Caso tenha dificuldade de “pegar no sono”, pratique atividades relaxantes, como leitura ou meditação.


Quem sabe beber chás calmantes também ajude? Espero que as informações acima tenham sido úteis. Continuo a disposição para eventuais dúvidas sobre o tema, ou outro assunto.


Fontes: - CDC (Center os desease control and prevention)

- Revista Nature

- Cardiopapers



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page