Meu filho chupa chupeta. E agora, o que eu faço?
- Dra. Valdelene Andrade
- 27 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O uso da chupeta é assunto sempre de discussão entre dentistas, pediatras e psicólogos. Sabemos que todo objeto a ser colocado na boca de uma criança apresenta potenciais riscos de infecção. Quando usada em crianças recém-nascidas pode se transformar em um problema, juntamente com a mamadeira, pondo em risco a amamentação exclusiva.

Mas passados alguns dias, com a amamentação já bem estabelecida poderá ser usada, de maneira moderada para acalmar a criança em momentos de ausência da mãe, desde que sejam tomadas as medidas de higiene adequadas, logicamente esta mãe deverá ausentar-se pelo menor tempo possível. Chamo a atenção para o fato de que o tempo para o bebê parece bem mais longo do que para os adultos; ou seja, a criança pequena tem a sensação de que minutos são horas.
O uso exagerado da chupeta também irá provocar problemas na arcada dentária da criança, não devendo ser estimulado por muitos meses. Quanto tempo pode ser usada a chupeta? O menor tempo possível. Como eu disse no início deste artigo, podendo ser empregada para aliviar a ansiedade e acalmar o choro apenas.
A criança que mama no seio dificilmente se apega à chupeta. E na medida em que vai sendo feito o desmame poderão ser oferecidos objetos para acriança para facilitar o sono, como por exemplo um ursinho de pelúcia ou a boneca favorita. Exceção é claro para os alérgicos que não podem ter por perto brinquedos que acumulem ácaro.
Quem nunca teve um paninho, um cobertor favorito ou um ursinho de pelúcia pra dormir? Eram tão importantes pra se acalmar e se aninhar na cama que nem podiam ser lavados pra não perder o cheiro. Esse hábito de se agarrar ao que a Psicanálise chama de objeto transicional é característico dos bebês quando vão aos poucos se desgrudando da mãe.
Tais objetos ajudam a reduzir a ansiedade. Alguns adultos conservam este costume, tendo muitas vezes que levar seu próprio travesseiro ou cobertor de estimação em suas viagens. Isso pode ocorrer inclusive nas crises de ansiedade depressiva. O fato é que as mamães podem fazer uso do "paninho" ou de um boneco para ir se desgrudando do seu filhote, ajudando inclusive no processo de desmame, bem como para reduzir o uso da chupeta.
Essa são minhas dicas como pediatra, mas principalmente como mãe que amamentou três filhos.

Comments