Depressão na criança
- Dra. Valdelene Andrade
- 13 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O ser humano sente muitas coisas desde o período em que vive na barriga da mãe; e até os dois anos de idade pode ser extremamente afetada por ambientes familiares desfavoráveis. Se um dos pais tem depressão se tornará mais propensa a ter depressão.

Muitas vezes o quadro depressivo apresenta-se sob a forma de sintomas físicos, a exemplo das dores de cabeça ou do abdome, taquicardia, sudorese, dor no peito. Os pais que passam a levar o filho a diversos médicos, sem firmar um diagnóstico correto do que realmente está acontecendo.
Crianças que estão desenvolvendo um quadro depressivo podem se apresentar apáticas ou irritadas, com alterações no apetite e no sono; são mais lentas e tem dificuldade em se concentrar. Buscam o isolamento e se sentem culpadas.
É comum que usem expressões do tipo: “sou burro”, “não sirvo para nada” ou “faço tudo errado”, demonstrando assim a baixa autoestima, característica do transtorno depressivo.
A dica mais importante que dou como pediatra aos pais e professores é: Fiquem atentos às mudanças de comportamento das crianças. Crianças que de repente se tornam tristes ou irritadiças, que dormem o dia todo, sem interesse por amigos ou brincadeiras. Crianças que voltam a fazer xixi na cama ou até deixam escapar as fezes na roupa, quando já tinham aprendido a usar o banheiro para suas necessidades fisiológicas. Também àquelas que recusam até mesmo seu prato favorito podem estar em sofrimento psíquico.
Pergunte sobre a escola, os professores, e se algo ou alguém o (a) incomoda em algum lugar (até mesmo em casa). Diga-lhe que o (a) ajudará no que for preciso. Mostre-lhe que se importa e que lhe dará o apoio necessário para superar o quer que esteja acontecendo.
Caso perceba que algo está errado, procure uma ajuda especializada. Mas não se esqueça que o melhor remédio sempre será o amor.
Fontes: CARRENHO, E. Depressão: tem luz no fim do túnel. São Paulo: editora Vida, 2007. PEREIRA, V. N. A. Depressão vire essa página: conheça, previna, trate-se. Aparecida: editora Santuário, 2020.

Kommentare