AFINAL, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PERIODONTITE E GENGIVITE?

Ambas são doenças que acometem, a princípio, a gengiva; Entretanto, existe diferença entre elas. A gengivite, trata-se do estágio inicial do problema e é caracterizada pela inflamação da margem gengival (parte que circunda os dentes), vermelhidão e sangramento ao passar o fio dental e/ou ao escovar os dentes, não apresentando comprometimento do tecido conjuntivo e do osso alveolar (osso responsável por circundar as raízes dentárias). Nesse caso, há a possibilidade de reverter o dano.
A periodontite é identificada por ser o estágio mais avançado da gengivite, e nessa etapa a inflamação acomete o periodonto (conjunto de tecidos que recobrem os dentes, como ligamentos e osso), causando a reabsorção óssea (degradação da estrutura óssea que sustenta os dentes), mobilidade dentária e nas situações mais graves pode levar até a perda do elemento dentário. Suas características visuais são: formação de uma bolsa periodontal que se forma em volta da gengiva e que tem dentro de si diversos tipos de bactérias, microrganismos e resíduos, propiciando contaminação e afastando a gengiva dos dentes dando espaço para o acúmulo de sujeira (formação de tártaro).
O QUE CAUSA ESSE PROBLEMA?
O principal fator é a retenção de biofilme (película pegajosa composta por placas bacterianas). E para eliminá-lo é necessária uma escovação adequada e o uso do fio dental.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
Na fase inicial pode ser evitada através da escovação e utilização do fio dental de maneira eficiente. Nas fases subsequentes é indicada a limpeza através da raspagem e em casos mais graves deve ser feito o plano de tratamento com o cirurgião-dentista

Comments