top of page

Coqueluche: doença infecciosa que pode matar

Atualizado: 23 de nov. de 2020

A coqueluche é uma doença grave, infecciosa, de distribuição universal, que acomete o aparelho respiratório. Sua transmissão ocorre de uma pessoa para outra através das secreções eliminadas. É mais grave em bebês menores de um ano.

É causada por uma bactéria: a Bordetella pertussis.


É importante destacar que não existe imunidade definitiva para a doença, nem mesmo através das vacinas. Provavelmente isto ocorre porque com o passar do tempo os níveis de anticorpos diminuem na circulação sanguínea.


O chamado período de incubação, ou seja, período que demora entre o contágio e o aparecimento de sintomas é de uma a duas semanas.


Nas primeiras duas semanas, a tosse pode ser apenas ocasional, mas depois se acentua, com verdadeiros acessos de tosse com um “guincho “característico no final da inspiração". A febre pode ser baixa ou até mesmo estar ausente. Também ocorre coriza e com a progressão da doença, costumam aparecer os vômitos associados à tosse.


A coqueluche pode complicar com pneumonias, convulsões, sangramentos conjuntivais e nasais, surgimento de hérnias devido ao esforço da tosse. Também pode se agravar levando o paciente a um internamento em UTI, podendo inclusive levar ao coma e até mesmo à morte.


A doença também pode acometer adolescentes e adultos, também manifestada principalmente pela tosse persistente que pode chegar a dois meses de duração. Outros sintomas comuns são: coriza, sudorese, vômito pós tosse, dor de garganta e mal estar. É importante destacar que os adultos funcionam como transmissoras para as crianças.


Portanto seria bom que os adultos fossem revacinados a cada 5 a 10 anos, com a DTP, principalmente os contactantes de gestantes e de crianças pequenas.


O hemograma cursa com leucocitose e linfocitose acentuadas. O diagnóstico pode ser feito através da cultura de material da orofaringe. Outra possibilidade a ser feita é o RT-PCR. A profilaxia é feita por antibióticos, assim como o tratamento dos doentes.


Fique atento às vacinas do seu filho! Elas são uma grande arma na prevenção de doenças que podem ser fatais. A coqueluche é apenas uma delas.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page