A BUSCA DO SENTIDO COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À DEPRESSÃO.
- Dra. Valdelene Andrade
- 17 de set. de 2020
- 4 min de leitura
O Mundo atravessa um período de turbulência, aonde já vinha desde 2019, passando por conflitos financeiros, De acordo com o Fundo Monetário Internacional/FMI (International Found Monetary, 2019) A economia mundial estava em uma desaceleração sincronizada, aonde o crescimento continuava a ser enfraquecido pelo aumento das barreiras comerciais e das tensões geopolíticas.

Com a chegada da Pandemia do novo Coronavirus entre 2019/2020, aumentaram-se não só os problemas de ordem econômica, mas diversas outras áreas foram atingidas, como na saúde, no social e nas diversas áreas do desenvolvimento do indivíduo.
Neste cenário de crise, onde o desemprego cresce, empresas, universidades e escolas foram fechadas e teve que ser decretado um isolamento social mundial, com isso tornou-se um momento propício para o desenvolvimento e gravos de diversos transtornos, dentre eles o Transtorno Depressivo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem chamado a atenção para a Depressão, este como problema de saúde pública. Acredita-se que nas próximas décadas estará entre as três primeiras causas de afastamento do trabalho, a primeira por transtorno mental, ainda de acordo com a OMS, estimam-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com este Transtorno.
“O transtorno Depressivo é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, momento ou etiologia presumida (DSM IV, 2014), ele pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio.
Segundo o DSM IV (2014, pag.825 a 830)o suicídio é ato de causar a própria morte de forma intencional, a ideação suicida são os pensamentos sobre autoagressão, com a consideração ou o planejamento de possíveis técnicas para causar a própria morte e a tentativa de suicídio é a tentativa de acabar com a própria vida, a qual pode levar à morte.
Ainda de acordo com Manual Diagnósico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5 a tendência à depressão são “Sentimentos de estar intensamente triste, infeliz e/ou sem esperança. Alguns pacientes descrevem ausência de sentimentos e/ou disforia; dificuldade de recuperação de tais humores; pessimismo quanto ao futuro; vergonha e/ou culpa difusa; sentimentos de autoestima inferior; e pensamentos de suicídio e comportamento suicida”.
Diante do contexto de tantas incertezas, frente a toda problemática mundial, o indivíduo fica vulnerável. Aquino, Dara & Simeao, 2016, citando Lukas, 1990 afirma que “A perda do sentido torna o ser humano suscetível psiquicamente, abalando a saúde psíquica do indivíduo e o deixando mais vulnerável para a manifestação de sintomas de depressão”
Para a logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano. “A vontade de sentido, a busca do indivíduo por um sentido é a motivação primária em sua vida.O sentido da vida difere de pessoa para pessoa, de um dia para outro, de uma hora para outra. O que importa, por conseguinte, não é o sentido da vida de um modo geral, mas antes o sentido específico da vida de uma pessoa em um dado momento. ( Frankl,1946)
“Não é necessário dizer que nem todo caso de depressão pode ser atribuído a um sentimento de falta de sentido. Tampouco o suicídio - a que a depressão às vezes leva a pessoa - sempre é resultado de um vazio existencial. Contudo, mesmo que todo e qualquer caso de suicídio não tenha sido levado a cabo por causa de um sentimento de falta de sentido, é bem possível que o impulso de tirar a vida tivesse sido superado se a pessoa tivesse estado consciente de algum sentido e propósito pelos quais valesse a pena viver” (Viktor Frankl)
“Nessa direção, sugere-se que os programas de promoção de saúde levem em conta a questão do sentido da vida, clarificando razões e motivos para viver com base em valores escolhidos em função dos padrões internos dos próprios indivíduos” (Aquino, Dara & Simeao, 2016).
Para Andrade, 2013, estratégias de prevenção à Depressão também está em buscar apoio social, Geralmente há pouca freqüência da depressão em círculos em que há fortes laços de relacionamento conjugal, familiar, trabalho ou amizades; manter uma vida ativa, Ocupando-se de tarefas que causem satisfação e que sejam produtivas e edificantes; Praticar esportes ou exercício físico aeróbico; Evitar analise negativa das situações e olhar para o passado com prudência.
Diante o exposto, percebemos a necessidade de à Depressão ser prevenida, e com isso apresenta-se como de fundamental a importância os indivíduos possuírem sonhos, metas, planos e outros, que condizem com a sua perspectiva de vida, permitindo que ele encontre no seu dia a dia e nas suas atividades corriqueiras e laborais motivações que sejam compatíveis com sua essência e que dêem sentido a sua existência.
Ainda sobre o tema da depressão, assista ao vídeo da live da Dra. Valdelene Andrade e da psicóloga Leonnya Pinheiro, clicando AQUI.
Referências:
ANDRADE, Liz Maria Almeida de. Depressão: O Mal do Século. Psicologado, [S.l.]. (2013). Disponível em https://psicologado.com.br/psicopatologia/transtornos-psiquicos/depressao-o-mal-do-seculo . Acesso em 16 Set 2020.
American Psychiatric Association. (2014) Manual Diagnótico e Estatísticos dos Transtornos Mentais (DSM-5) (5ª ed.), Porto Alegre, RS: Artmed.
AQUINO, Thiago Antônio Avellar de; DARA, Dany Monique Batista; SIMEAO, Shirley de Souza Silva. Depressão, percepção ontológica do tempo e sentido da vida. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro, v.12, n.1, p.3541, jun. 2016.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180856872016000100006
FRANKL, V. E. Em busca do Sentido - Um Psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes. 1991
OMS, Organização Mundial da Saúde. Depressão. [S.l.: s.n.], 2018. Organização Mundial da Saúde.Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095
ONUBR, OPAS/OMS. Depressão é tema de campanha da OMS para Dia Mundial da Saúde de 2017. [S.l.: s.n.], 2017. ONUBR Nações Unidas no Brasil.

Comments