São Pedro: abre para nós as portas do céu!
- Dra. Valdelene Andrade
- 27 jun 2021
- 2 Min. de lectura
Pedro era um simples pescador, quando seguiu a Jesus. Era um homem simples, impulsivo, semelhante a tantas pessoas que cometem erros, mas se arrependia e voltava atrás. Vivia em constante mudança, em constante processo de conversão (ROSSI, 2015). É considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, tendo recebido tal autoridade do próprio Cristo na passagem descrita nos Evangelhos: “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra os últimos santos juninos. A data homenageia São Pedro e São Paulo, dois dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, sendo Pedro considerado o primeiro papa da história. De acordo com a Bíblia, Jesus proclamou a ele logo quando o conheceu: “Você será pescador de homens”.
Por esse motivo, o dia de São Pedro é sempre marcado por procissões marítimas, e em João Pessoa não será diferente. Conforme divulgado pela Arquidiocese da Paraíba, os barcos saem em procissão da Praia de Tambaú às 12h com destino à Praia da Penha, para pegar a imagem de São Pedro, que fica no local. Às 14h, as embarcações deixam a Praia da Penha e retornam à Praia de Tambaú. Em seguida, às 16h, tem início a procissão terrestre com a imagem do santo sendo carregada pelas ruas de Tambaú até chegar à Igreja de São Pedro Pescador, em Manaíra. A Procissão marítima é realizada por pescadores em João Pessoa PB. Tradição começou há mais de 50 anos, quando um pescador sobreviveu a um naufrágio na praia do Cabo Branco.
A devoção a São Pedro também está presente nas plantas medicinais:
Nome científico: Polygala paniculata L.. Conhecida como barba-de-são-pedro, nativa de quase todo o Brasil.
Usos populares: é usada pela população como antiblenorrágica, vomitiva, purgativa e diurética, amaciante da pele, anti-inflamatória e expectorante, afecções do joelho e de outras articulações, dor de estômago, para fortalecer os cabelos, anticaspa, para vermes (tênia).
Atividade comprovada: O seu extrato mostrou atividade antifúngica e moluscicida.
Outros nomes populares: mimozinha, bromil, alecrim-de-santa-catarina, arrozinho, alcacuz-de-santa-catarina, ipeca-bastarda, poligala-de-flores-em-panícula.
As partes usadas da planta são: raízes e folhas.
Fonte da imagem de barba de são pedro: Forest & Kim Starr, retirada de:
http://www.hear.org/starr/images/species/?q=polygala+paniculata&o=plants
Fontes sobre a procissão marítima:
1.https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/procissao-maritima-inicia-atividades-do-dia-de-sao-pedro-nesta-4a-feira


Comments