São José, patrono da Igreja, rogai por nós!
- Dra. Valdelene Andrade
- 6 may 2021
- 2 Min. de lectura
Esposo de Maria, é pouco mencionado nos Evangelhos. É considerado patrono da Igreja Católica. Ao saber da gravidez inexplicável de Maria, resolveu abandoná-la em segredo, mas recebeu-a como esposa em sua casa após receber a visita de um anjo.

Carpinteiro de profissão, é também o patrono dos operários; assumiu a missão de cuidar de Jesus e de sua mãe. Era descendente de Davi, linhagem da qual viria o Salvador. O Papa Francisco dedicou o ano vigente (2021) a este santo, tamanha é a sua importância para a Igreja Católica.
Celebrado em duas datas do calendário litúrgico: 19 de março e primeiro de maio. Assim como outros santos da Igreja Católica, São José é homenageado dando nome a espécies de plantas medicinais e também ornamentais, a exemplo do cajado-de-são-josé.

Lilium candidum, planta herbácea, bolbosa, da família das Liliáceas, de talo alto e flores brancas e perfumadas, que é também conhecida por açucena, bordão-de-são-josé, cecém, etc.
Pau-de-são-josé é o nome popular dado à Kielmeyera variabillis. É uma planta usada na medicina caseira.
Kielmeyera petiolaris, árvore nativa do Brasil, da família das Gutíferas, tem copa arredondada, madeira dura e escura, folhas oblongas e flores brancas em racimos.
Existe ainda uma erva que cresce espontaneamente no inverno, a Ageratum conyzoides L., sendo um dos seus nomes populares a erva-de-são-josé. Os agricultores do plantio do milho se baseiam na ocorrência das chuvas no dia 19 de março, dia de São José.
A planta tem entre outras indicações, seu uso como anti-inflamatória, para o tratamento de reumatismo, doença que piora no inverno. Deus na Sua misericórdia deixa disponível esta planta para aliviar o sofrimento humano até o fim do inverno; a semente pode ser cultivada o ano inteiro.
Na imagem do santo, ele segura um lírio. Este lírio, explica o professor Felipe Aquino, “faz parte de uma tradição que vem de um dos Apócrifos, segundo o qual, o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém para saber qual deles seria o pai do Messias prometido.
Cada um tinha um bastão de madeira; e a resposta de Deus seria dada pela flor que brotaria de um bastão de um dos jovens, o que teria acontecido com o bastão de José. É uma bela tradição, mas a Igreja não tem condições de confirmá-la.
O mais importante é que José foi de fato, escolhido para ser o pai adotivo do Jesus Cristo” (Prof. Felipe Aquino; Cléofas). Disponível em: < https://cleofas.com.br/o-que-significa-o-lirio-nas-maos-de-sao-jose/>.


Commentaires