top of page

Milagres da Eucaristia

O beato Carlo Acutis, em sua curta trajetória aqui na Terra, dedicou-se incessantemente à divulgação dos milagres eucarísticos, tendo inclusive criado um site, através do qual levava aos internautas o conhecimento da fé católica.

[A Igreja Católica valoriza de tal forma a Eucaristia que instituiu uma data para festejá-la: uma quinta-feira após o segundo domingo de Pentecostes, celebrando Corpus Christi. Isto se deu após o reconhecimento de um milagre ocorrido na cidade italiana de Bolsena, devido às dúvidas do padre Pedro de Praga. Durante a celebração de uma missa por este padre, a hóstia partida durante a elevação começou a derramar sangue, inundando até o altar e manchando o piso da capela. Este milagre foi reconhecido pelo Papa Urbano IV no século XI. A unidade da Igreja é estabelecida por Jesus Eucarístico, onde todos se transformam em Cristo. Na medida em que vivem o Evangelho, são semeadores da paz entre as pessoas em todos os ambientes. Outro milagre famoso que se deu com a Eucaristia foi o de Lanciano, Itália, ocorrido no ano de 780. Nessa época, certo monge de São Basílio, muito culto, começou a interrogar-se sobre como Jesus poderia estar presente em um simples pão. Diante de seus olhos e de muitos fiéis, a hóstia transformou-se em carne, e o vinho, em sangue.


Essas relíquias permanecem guardadas até hoje e conservam características de tecido vivo. Já foram examinadas por cientistas católicos e não católicos, os quais concluíram que a carne é de tecido de músculo cardíaco, o sangue é AB positivo (muito comum entre os judeus); e que ambos (carne e sangue) pertencem à mesma pessoa.


Um terceiro milagre ainda relacionado à Eucaristia ocorreu no ano de 1330, na cidade de Lamada, Itália. Ali havia um sacerdote que não estava exercendo suas funções com o devido zelo, como deveria. Certo dia ele foi chamado para dar a extrema unção a um agricultor que se encontrava gravemente enfermo. Apressadamente, saiu para ministrar-lhe os sacramentos e descuidou-se colocando a hóstia consagrada dentro de seu Breviário (livro do Ofício Divino que os religiosos utilizam todos os dias para suas orações).


Após ouvir o doente, ele pegou o livro para de lá retirar a Eucaristia. Foi então que para sua surpresa viu que as páginas estavam sujas de sangue. Ele arrependeu-se de ter agido com tamanho desleixo, não dando ao Corpo de Cristo o devido respeito; tratou-o como se fosse um objeto qualquer que pode ser colocado em qualquer lugar. A página com as marcas de sangue está em Cássia, na Itália, e quando iluminada por uma luz, revela o rosto de Cristo].



Trechos da obra “Medicina e Espiritualidade: a importância da fé na cura de doenças”, Editora Santuário.


 
 
 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page